quinta-feira, 11 de junho de 2009
Risoto
Risoto é um prato que tem um preparo especial, encantador, cativante.
O risoto é um prato carente, nao deixe-o jamais sozinho nesses 25 minutos que levará para prepará-lo. Isso mesmo, esse é o tempo, independente da quantidade de convidados que degustarao. Mas como saberei a quantidade???? Isso é muito fácil, um punhado para cada convidado (certo como 2+2 sao 4)
É um prato tao romantico que divido com vocês a origem dele:
O risoto foi criado ao acaso, ele é um prato típico italiano e a história conta que ele “nasceu” em uma festa de casamento no ano de 1574, o risoto com arroz branco ou “Risotto alla milanese” foi inventado pela mãe do mestre Valério di Fiandra, responsável pelos vitrais da catedral de Milão.
O artista era muito sábio no dosar e mesclar as cores em suas obras de arte e conhecido também por apreciar a boa comida e bebida de sua terra. Fiandra ia seguido a uma taberna local onde podia apreciar um bom vinho. Sem imaginar, sempre que mestre Fiandra estava em meio aos vinhos e às delícias da cozinha italiana, sua filha observava escondida tudo o que acontecia naquele "local proibido".
Com o tempo, a jovem acabou apaixonando-se pelo filho do proprietário da taberna, e em setembro de 1574 os dois casaram-se. Durante os preparativos da festa de casamento, Fiandra deixou cair um pedaço de açafrão dentro do risoto. A lenda conta que a atitude de Fiandra foi uma demonstração de ciúmes pela filha. O resultado dessa mistura acidental foi conhecido no final da noite quando os convidados começaram a procurar o cozinheiro da saborosa invenção. Nascia o Risoto Branco ou Risoto alla Milanese (Risoto a milanesa), o mais tradicional de todos os risotos.
Agora a receita, para quem está apaixonado pelo namorado ou ainda pelo prato:
arroz arbório (2 punhado)
cebola
manteiga com sal
Azeite extravirgem
queijo parmesão, ralado
1 taça de vinho branco seco (de boa qualidade, nao existe comprar o mais barato por que irá cozinhar com ele)
Caldo de legumes fervente (lógico que o fará em casa....mas caso contrário use o industrializado mesmo)
Dica: Panela de boca larga, pode ser uma frigedeira grande, o arroz deve ficar espalhado. Nao lave o arroz, por favor!
Na panela, acrescente o zeite e parte da manteiga, assim que derretida introduza a cebola (se quiser um toque especial, alho poró, só a parte branca).
Deixe a cebola branquear (ficar transparente)
Acrescente o arroz e incorpore
Fogo baixo, você nao está com pressa
Acrescente a taça de vinho e deixe evaporar
Agora começa o carinho...
Vá acrescentando o caldo fervente, concha por concha...o arroz pedirá mais e mexa sempre, de fora para dentro com suavidade, "massageando" os ingredientes.
Tá olhando o relógio, a mèdia é de 20 minutos para ficar pronto. O arroz estará al dente e já começa a ser cremoso.
Quando chegar no ponto desligue e tire do fogo ( o calor mesmo desligado fará continuar o cozimento)
Agora....você fará o risoto, vamos lá!
Acrescente manteiga aos poucos e alterne com o queijo ralado, mexa vigorosamente, verá o brilho surgir e a cremosidade que nunca imaginou....hum!
Bom apetite!
Ah...tem milhares de variaçoes, se quiser algo especifico, me escreva.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário