Quando pensamos em nhoque, logo vem a nossa mente aquelas bolinhas perfeitas delicadas, que dá um trabalho de fazer os rolinhos, cortar, levar ao fogo para cozinhar atá que boiem etc etc.
Mas...feche os olhos e pense numa coisa muito, muito boa ! Tá, agora pense num nhoque que desmancha na boca e tem uma maneira totalmente diferente de fazer. Passe no supermercado pra comprar a semolina porque ó, vou te dizer... essa receita é boa demais! Uma textura incrível e um sabor perfeito, mais leve e saboroso do que a batata.
Ingredientes
250 gr de sêmola de milho
1 litro de leite
100 gr de manteiga
100 gr de parmesão ralado
noz-moscada (moida na hora)
sal
Modo de preparo
Coloque o leite para ferver, depois acrescente a sêmola aos poucos e vai mexendo, até misturar.
Depois junte a manteiga, a noz-moscada e o parmesão, e deixe no fogo até que cozinhe a sêmola e a massa solte da panela.
Unte uma fôrma com um pouquinho de azeite. Depois espalhe a massa na fôrma e deixe com 1 mm de espessura aproximadamente. Deixe esfriar. É isso mesmo que estão pensando...colocarão a massa como se fosse uma massa de bolo. Quando estiver frio corte a massa com um copo para fazer o formato.
Passe para outro refratário e povilhe com o restante do queijo parmesão e leve para gratinar.
Depois regue com o molho e sirva.
Sugestão para um molho:
Esse é um nhoque rústico, nada melhor do que servir com um original molho de tomate com manjericão.
Doure lascas de alho no azeite, acrescente tomates italianos em cubo com semente, abaixe o fogo de perceberá que formará o molho mesmo sem acrescentar água. Coloque uma pitada de sal uma colher de açucar para tirar a acidez, meio copo de vinho branco, deixe reduzir um pouco, acrescente o manjericão fresco. Um molho simples e básico, mas essa simplicidade que dará o toque especial ao prato.
Boa pedida para um jantar a dois!
domingo, 13 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário